fbpx

NIT da UMFG é oficialmente credenciado ao SEPARTEC

por: comunicacao / há 3 meses

Órgão está apto a acessar recursos públicos para promover projetos de empreendedorismo transformadores que atendam a comunidade

O Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT), da Faculdade UMFG, foi oficialmente credenciado ao Sistema Estadual de Parques Tecnológicos (SEPARTEC), na categoria pré-incubadora. A entrega da certificação, pelo Governo do Estado, aconteceu durante o 5º Encontro de Parques Tecnológicos do Paraná, em Guarapuava. 

O professor Me. William Pelissari, que é coordenador do NIT, esteve no evento para representar o órgão e receber o documento. “Este é o primeiro passo para conseguir os fomentos de desenvolvimento regional, mas os editais que serão abertos precisam de muito conhecimento para se inscrever e, no evento, esse conteúdo foi muito compartilhado”, comentou. 

 

APRENDIZADO

Além do benefício do credenciamento, do network e das informações apresentadas e discutidas, no Encontro houve muito compartilhamento de boas práticas, cases, exemplos em execução e de boas iniciativas em ambientes promotores de Inovação. 

“Também foi abordado como desenvolver a região do ambiente”, lembra o professor Me. William, que também é coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na instituição. 

O credenciamento possibilita o acesso a recursos públicos no contexto da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de projetos de empreendedorismo disruptivos que atendam à comunidade. Também cria um ecossistema de colaboração, reconhecimento e fortalecimento dos espaços que contribuem mutuamente para a construção de um futuro mais desenvolvido para a região. 

 

EVENTO

Durante a solenidade de abertura, o Secretário de Estado de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, divulgou o Programa de Apoio aos Ambientes Promotores de Inovação no Paraná: Chamada Pública Tadeu Felismino. Ele também apresentou alguns dos critérios, datas, prazos e objetivos desta chamada, e reforçou a importância e o protagonismo dos ambientes de inovação no nosso estado.

No Painel “Parcerias Estratégicas para Fomentar a Inovação”, representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Governo Federal, elogiaram as iniciativas do Paraná e destacaram a evolução nos programas estaduais e regionais para o desenvolvimento de Inovação.

Para encerrar, houve ainda o anúncio de uma chamada federal pelo FINEP e BNDES no montante de R$200 milhões, com linhas de crédito e fomento particulares aos parques Tecnológicos e centros de Inovação, além de apoio à Ambientes Promotores de Inovação.


O Governo do Estado, também na ocasião, anunciou recursos na ordem de R$34 milhões para o fomento de ambientes promotores de inovação de todas as regiões do Paraná. 

 

LEIA TAMBÉM:
Ambientes de inovação cianortenses são credenciados ao Sistema Estadual de Parques Tecnológicos