fbpx

Ambientes de inovação cianortenses são credenciados ao Sistema Estadual de Parques Tecnológicos

por: comunicacao / há 6 meses

NIT, da Faculdade UMFG, e Centro de Inovação de Cianorte, da Prefeitura, estão aptos a acessar recursos públicos para promover projetos de empreendedorismo transformadores que atendam a comunidade

Da direita para a esquerda: William Roberto Pelissari – Coordenador do NIT UMFG | José Maurino Oliveira Martins – Secretário Executivo do SEPARTEC | Tamyris Tavares da Silva – Chefe da Divisão de Ciência, Tecnologia e Inovação de Cianorte |Rosinaldo Nunes Cardoso – Diretor de Inovação e Desenvolvimento Econômico na Seidec – Prefeitura de Campo Mourão e Professor da UMFG | Everton Lucio Soares de Oliveira – Mentor no NIT e Professor da UMFG

 

Dois ambientes de inovação de Cianorte conquistaram, nesta terça-feira (10), o credenciamento junto ao Sistema Estadual de Parques Tecnológicos (SEPARTEC), são eles: o Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT), da Faculdade UMFG, e o Centro de Inovação de Cianorte, gestado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura. A informação foi publicada no edital nº 010/2023-SETI-SEI-SEFA, do Governo do Estado. 

O credenciamento possibilita a esses ambientes o acesso a recursos públicos no contexto da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de projetos de empreendedorismo disruptivos que atendam a comunidade.

Também cria um ecossistema de colaboração, reconhecimento e fortalecimento dos espaços que contribuem mutuamente para a construção de um futuro mais desenvolvido para a região. 

Para o Prof. Me. Willian Pelissari, que é o coordenador do NIT e escreveu o projeto, o ingresso nesse ecossistema se trata de uma experiência memorável para a instituição. “Esta conquista favorece conexões entre diversos atores dos ecossistemas de inovação e impulsionam o desenvolvimento tecnológico e econômico para o município, região, estado e seus cidadãos”, comenta.

Pelissari ainda argumenta que a o credenciamento colocará o ambiente de inovação em parceria com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e da Secretaria da Fazenda (SEFA). “Temos muito a aprender e evoluir com esses parceiros”, concluiu. 

Os dois ambientes receberão o certificado de credenciamento em sessão solene, com a presença dos secretários e do governador do Paraná, durante o 5º Encontro Estadual de Parques Tecnológicos, programado para os dias 21 e 22 de novembro de 2023,  em Guarapuava.