INSTITUCIONAL

ENAIC 2025

SOBRE O ENAIC 2025 E O 3º SEA

O 4º Encontro Anual de Iniciação Científica – ENAIC 2025 e o 3º Simpósio de Engenharia e Agronomia – SEA serão realizados conjuntamente, proporcionando um ambiente de discussão e compartilhamento de conhecimentos científicos e avanços tecnológicos.

O evento será aberto às comunidades interna e externa da Faculdade UMFG, reunindo pesquisadores, graduandos, pós-graduandos e profissionais de diversas áreas para a troca de experiências e a divulgação de suas pesquisas.

O ENAIC 2025 tem como objetivo estimular a produção científica, promovendo debates e incentivando a reflexão sobre os processos e impactos da pesquisa acadêmica. Já o 3º SEA busca aprofundar as discussões sobre inovações e soluções nas áreas de engenharia e agronomia, com enfoque em sustentabilidade, desenvolvimento tecnológico e desafios do setor.

A edição de 2025 ocorrerá nos dias 18 e 19 de agosto, e a participação será mediante inscrição prévia. Os interessados poderão submeter seus trabalhos para apresentação e publicação nos anais do evento, contribuindo para a disseminação do conhecimento acadêmico e científico.

Para mais informações sobre regulamento, instruções para submissão de trabalhos e participação no evento, acompanhe as atualizações e prepare-se para mais uma edição do ENAIC e do SEA!

 

ORGANIZAÇÃO DO EVENTO

 

Contato

Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa, Ensino e Extensão – COPPEx

E-mail: [email protected]
WhatsApp: (44) 3018 – 8010 / (44) 3018 – 8035

 

 

Comissão Científica

Profa. Ma. Beatriz Negrelli da Silva

Profa. Ma. Bruna Bernardi Maia Palharini

Profa. Dra. Danieli Pinto

Profa. Dra. Emília Maria B. C. Kempinski

Prof. Esp. Gustavo Maurício Codogno

Profa. Ma. Karen Eduarda Alves Venâncio

Prof. Dr. Mário dos Anjos Neto Filho

Prof. Dr. Rogério Lavanholi

Prof. Me. William Roberto Pelissari

 

 

Realização

O evento é realizado pela Faculdade UMFG e pelo Núcleo de Inovação e Tecnologia – NIT.

INSCRIÇÕES

As inscrições para a 4º Encontro Anual de Iniciação Científica – ENAIC 2025 + 3º Simpósio de Engenharia e Agronomia – SEA serão individuais e únicas.

IMPORTANTE: É de total responsabilidade do participante o correto preenchimento do cadastro on-line de inscrição, uma vez que os certificados serão gerados a partir das informações disponibilizadas.

Todo(s) o(s) inscrito(s) e pago(s) como ouvinte(s) poderá(ão):

  • participar de todas as atividades do ENAIC;
  • ter certificação de participação no evento 20 horas.

 

LOTES E VALORES

ESTUDANTES E EGRESSOS UMFG 

Lote promocional (vagas limitadas): RS 50
1º LOTE – a partir de 28 de junho até 01 de agosto: R$ 60
2º LOTE – a partir de 02 de agosto até 08 de agosto: R$ 75

 COMUNIDADE EXTERNA
Lote fixo – R$ 80

⚠️As inscrições se encerram dia 08 de agosto de 2025.

SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO

Cronograma de submissão e aceite

Ação

Prazo

Limite para envio dos trabalhos

Até 16 de junho de 2025

Período de análise dos resumos expandidos

(Leitura e avaliação feita pelo Comitê Científico)

Até 11 de julho de 2025

Devolutiva aos autores

(Envio de Carta de Aceite Ou Recusa do artigo)

Até 01 de agosto de 2025


Templates

🔗Clique aqui para baixar – Template Resumo Expandido

🔗 Clique aqui para baixar – Template Apresentação Oral

🔗 Clique aqui para baixar – Template Banner

Diretrizes para Autores

*IMPORTANTE: Para efetivar a publicação, a inscrição no evento é obrigatória. Todos os autores devem se inscrever.

 Mini curso preparatório disponível para estudantes da UMFG no portal do aluno.

O evento aceitará submissões exclusivamente de trabalhos científicos na modalidade de resumo expandido, as quais deverão atender às orientações subsequentes:

a)       A cada participante será permitida a submissão de até 5 (cinco) trabalhos de autoria própria ou em coautoria;

b)      Cada trabalho poderá ter no máximo 5 (cinco) autores, sendo necessário ter no mínimo 1 (um) professor orientador (limite de 4 estudantes e 1 orientador);

c)       Cada trabalho poderá ter no máximo 5 (cinco) páginas, incluindo as referências;

d)      A submissão não deve ter sido publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outro evento.

e)      O arquivo de submissão deve estar no formato DOC/DOCX e PDF.

f)        Todas as URLs no texto (ex.: https://umfg.edu.br/) devem estar ativas e prontas para clicar;

g)       Respeitar as normas de formatação que constam nas templates;

h)      Todas as submissões devem ser elaboradas de acordo com os padrões e regras de formatação, conforme template do evento.

Todo(s) o(s) autor(es) inscrito(s) e pago(s) poderá(ão):

  • participar de todas as atividades do ENAIC 2025;
  • ter certificação de participação no evento 20 horas;
  • ter seu resumo expandido, se aprovado, publicado nos anais do ENAIC 2025;
  • ter seu banner do resumo expandido apresentado;
  • realizar a apresentação oral do Resumo Expandido;
  • receber seu certificado de apresentação de trabalho em evento científico.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados no ENAIC 2025 serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

⚠️ Antes de iniciar a submissão do seu resumo, certifique-se de possuir os seguintes arquivos: 
  1.  resumo expandido em .doc
  2.  resumo expandido em .pdf
  3. ✅ comprovante de inscrição de todos os autores (pdf do e-mail recebido de confirmação da inscrição)

 

Prepare-se para uma experiência repleta de conhecimento e troca de ideias! O ENAIC 2025 e o 3º SEA trarão uma programação diversificada, com atividades para todos os participantes:

✔️Palestras – Especialistas compartilhando insights e tendências científicas e tecnológicas.
✔️Oficinas – Aprenda na prática com workshops interativos.
✔️Apresentações de trabalhos – Exposição de pesquisas inovadoras e discussões acadêmicas.
E muito mais!

Em breve, divulgaremos a programação completa.

PERGUNTAS FREQUENTES

Inscrição e Participação

Quem pode participar do ENAIC e do SEA?
O evento é aberto a estudantes, pesquisadores, professores e profissionais de todas as áreas do conhecimento.

Como faço minha inscrição?
As inscrições são realizadas pelo forms, disponível na aba “Inscrições” no site oficial. Basta preencher o formulário e seguir as instruções.

A inscrição tem algum custo?
Depende da categoria de participação. Confira os valores e prazos na página de inscrição.

Posso participar apenas como ouvinte?
Sim! Você pode se inscrever como ouvinte para acompanhar as palestras e apresentações.

Estou com problemas na inscrição. O que faço?
Tente utilizar outro e-mail, inscrever-se pelo computador ou usar outro dispositivo. Se continuar com problemas, entre em contato com a organização através do WhatsApp (44) 3018 8010.

Quem pode submeter trabalhos?
Estudantes e profissionais podem submeter pesquisas dentro das normas do evento.

Um trabalho pode ter quantos autores?
O número máximo de autores é 5, sendo necessariamente 1 professor orientador.

Como enviar meu resumo expandido?
O envio deve ser feito pelo forms disponível na aba “Submissão de Resumos Expandidos” no site do evento, seguindo o modelo e as normas disponíveis.

 O que devo enviar como comprovante de inscrição dos autores no formulário de submissão?
Após concluir a inscrição no evento, cada autor receberá um e-mail de confirmação com uma cópia das respostas enviadas. Para comprovar a inscrição no ENAIC 2025, basta acessar esse e-mail e imprimir ou salvar o arquivo em PDF para anexar no formulário de submissão.

O trabalho aprovado será publicado?
Sim! Se todos os autores estiverem inscritos no evento, os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento.

Os participantes recebem certificado?
Sim! Os certificados serão disponibilizados digitalmente após o evento, no link https://umfg.edu.br/2023/sistema-de-projetos/validar-certificado/.

Qual a quantidade de horas do certificado?
Todos os participantes do evento receberão certificado de 20 horas para participação no evento.  Aos que publicarem trabalhos, receberão certificado de 10 horas, por trabalho. Aos que apresentarem o trabalho na modalidade oral ou banner, receberão também certificado de 4 horas. 

Haverá premiação para os melhores trabalhos?
Não. 

Estou com problemas na inscrição. O que faço?
Tente utilizar outro e-mail, inscrever-se pelo computador ou usar outro dispositivo. Se continuar com problemas, entre em contato com a organização.

Como entro em contato com a organização?
Você pode nos contatar pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (44) 3018 – 8010 ou (44) 3018 8035.