FIQUE POR DENTRO

Notícias

Iniciação Científica de Agronomia é premiada pelo CREA-PR

Pesquisa sobre uso de pó de rocha basáltica enriquecida com microrganismos na cultura da cana-de-açúcar ficou em 2º lugar no estado

No último dia 30 de agosto, a Faculdade UMFG recebeu o 2º lugar do Prêmio CREA-PR de Extensão Universitária. O projeto vencedor foi o “Produção de pó de rocha basáltica enriquecida com microrganismos e seus efeitos no desenvolvimento inicial da cultura da cana-de-açúcar”, do curso de Agronomia, dos alunos João Marcos Jacomini Petita e Mateus da Silva Biasotto, sob orientação da professora Andreia Maria Faria Macena.

De acordo com os estudantes, o projeto começou a ser desenvolvido em dezembro de 2022, na Fazenda Experimental da faculdade. ”Foram várias as etapas em que trabalhamos para chegar até aqui e obtermos alguns resultados. Houve a parte de produção de mudas pré-plantadas, do cultivo em pré-brotamento e depois do plantio da cultura na propriedade”, relembram.

Para João Marcos e Mateus, a razão do projeto ter sido prata na disputa, que contou com diversas instituições do estado, está relacionada ao fato de o pó de rocha ser visto hoje como uma fonte alternativa aos minerais utilizados na agricultura. “Como se trata de um recurso que passou a ser utilizado mais recentemente na lavoura, requer um estudo mais aprofundado para colher ainda mais resultados no futuro”, comentam.

 

CREA-PR DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

O prêmio garantido à instituição cianortense foi promovido pela primeira vez neste ano pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). O objetivo é destacar os melhores projetos de extensão desenvolvidos por instituições de Ensino Superior no estado do Paraná.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *