Eventos reuniram lideranças, startups e representantes do ecossistema de inovação do Paraná nos dias 11 e 12 de julho, no Sebrae, em Curitiba.
O Professor William Pelissari, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Faculdade UMFG, participou de dois dos mais importantes eventos de inovação do Paraná: o ELI Summit e o Conecta Startups, realizados nos dias 11 e 12 de julho, no Sebrae, em Curitiba. Representando o NIT UMFG, William esteve ao lado de lideranças do ecossistema de inovação do estado para discutir temas estratégicos, acompanhar palestras e apresentações de startups, além de fortalecer conexões entre academia, setor produtivo e governo.
A participação da UMFG nos eventos reforça o compromisso da instituição com o fomento à inovação, à pesquisa aplicada e à formação de redes colaborativas. Além do NIT UMFG, o município de Cianorte também esteve representado pelo ACIC Hub, através do seu coordenador Luciano Oliveira, que também é gerente executivo da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (ACIC), bem como por representantes da Divisão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Cianorte, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. A equipe municipal foi composta pela Secretária de Desenvolvimento Econômico Priscila, a Gestor do Centro de Inovação Tamyris Tavares e o Acessor Lucas Barros, que participaram das atividades, debates e articulações durante os dois dias de evento.
O ELI Summit e o Conecta Startups reuniram centenas de participantes e apresentaram uma programação intensa, incluindo painéis com especialistas nacionais e internacionais, exposições de experiências bem-sucedidas de inovação em cidades como Lisboa e Florianópolis, e mentorias com startups selecionadas como as Top 10 do ecossistema estadual. Essas startups passaram por avaliações, sessões de feedback e apresentaram suas soluções para investidores e atores estratégicos do setor.
Entre os destaques institucionais, esteve presente o secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná (SEIA), Alex Canziani, que falou sobre as políticas públicas de incentivo à inovação e o papel das universidades e dos ambientes de inovação no fortalecimento da economia do conhecimento. A presença de representantes de órgãos estaduais, instituições de ensino, hubs de inovação, investidores e agentes públicos contribuiu para o fortalecimento das redes de colaboração e para a geração de novas oportunidades de desenvolvimento para as cidades paranaenses.
Para o Professor William Pelissari, participar de eventos como esses é essencial para alinhar as estratégias locais com os movimentos mais amplos de inovação. “O ELI Summit e o Conecta Startups oferecem um ambiente rico em troca de experiências, aprendizado e articulação. Retornamos com ideias, contatos e muita inspiração para avançar com os projetos de inovação que estamos desenvolvendo em Cianorte e na região”, destacou. Pelissari reforçou ainda que “…o SEBRAE, além de organizar eventos como estes, é um parceiro impulsionador da inovação em nosso estado”.
A Faculdade UMFG, com seu habitat de inovação NIT UMFG segue atuando de forma integrada para potencializar a inovação no Médio Noroeste do Paraná, conectando o conhecimento acadêmico com as demandas do mercado e com as políticas públicas de desenvolvimento regional e de inovação.