Bacharel Graduação
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Presencial

Fisioterapia

SOBRE O CURSO

O curso de graduação em Fisioterapia da Faculdade UMFG é único na mesorregião Noroeste do Paraná, composta por 11 municípios, propondo-se a formar fisioterapeutas generalistas de alto nível, com conhecimento dos aspectos técnico, científico, social, econômico, político e cultural no contexto global da sociedade atual, por meio de sólida formação humanista e instrumental, articulada com a interdisciplinaridade e com a introdução de práticas emergentes para o desenvolvimento de competências conceituais, procedimentais e atitudinais que contribuirão com a promoção da saúde por meio de sua atuação profissional, seja no setor público, no âmbito do SUS – Sistema Único de Saúde, observando-se as políticas públicas em vigor país, ou do setor privado, com plena capacidade de compreender, e agir de modo a avaliar, prevenir, promover, proteger e recuperar a saúde, nas mais inéditas situações.

OBJETIVOS

Formar profissionais cientificamente embasados e conscientes da realidade sócio-político-econômica da região e do país, por meio das atividades práticas desenvolvidas ao longo do curso, com reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para compreensão das necessidades de tratamento e incentivo à interlocução com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação das doenças tratáveis no âmbito da Fisioterapia;

  1. Propiciar a flexibilidade da matriz de formação para a discussão de conceitos teóricos e realizações de práticas, exercícios e ilustrações de situações aplicadas à realidade da atuação profissional, tanto em nível individual quanto coletivo, no setor público, no âmbito do SUS, ou do setor privado, com pleno exercício da interdisciplinaridade, da transdisciplinaridade, da introdução de práticas emergentes e de novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho, para a compreensão dos múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude das possibilidades de tratamento no âmbito da Fisioterapia e suas interfaces com os outros fenômenos biológicos e/ou sociais;
  2. Desenvolver o ganho progressivo habilidades e competências conceituais, procedimentais e atitudinais que resultem na efetiva promoção da saúde e na qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades locais e regionais, no âmbito do SUS, e do setor privado;
  3. Inserir o aluno nas atividades de extensão por meio de ações diretas e regulares junto à comunidade local;
  4. Estimular o desenvolvimento da construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Fisioterapia, no âmbito da iniciação científica, para a identificação de situações-problema com a respectiva proposta de soluções por meio da produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Fisioterapia, pautados pelo respeito à ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público;
  5. Formar profissionais capazes de avaliar, planejar e desenvolver o planejamento de prevenção e tratamentos de natureza fisioterápico para prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde das pessoas assistidas;
  6. Formar profissionais capazes de exercer papel de efetiva liderança, aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou líderes nas equipes de trabalho;
  7. Formar Fisioterapeutas capazes de aprender continuamente, com capacidade de incorporar as novas demandas do mercado de trabalho e/ou práticas/ tecnologias emergentes em seus possíveis segmentos de atuação, mantendo a responsabilidade e o compromisso com a sua formação contínua, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica e profissional e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

Para atingir os objetivos traçados, a UMFG adota a metodologia dialética onde, além da interdisciplinaridade, o docente articule três dimensões:

  • A mobilização do conhecimento;
  • A construção do conhecimento;
  • A elaboração e síntese desse conhecimento.

São inovadores na proposta pedagógica do curso de Fisioterapia da UMFG a presença de componentes curriculares que propiciam a interdisciplinaridade, como o componente curricular “Comunidade e Escola em Programa Interdisciplinar – CEPI”, ofertado do 1º ao 8º período do curso propõe a atuação em campo, com a supervisão docente contínua.

A UMFG também conta com diversos convênios, incluindo-se a Prefeitura Municipal de Cianorte, com inúmeros cenários de prática e inserção de estágios ao longo do curso.

Com ampla diversificação na matriz de formação, o curso de graduação em FISIOTERAPIA da UMFG está apto para desenvolver atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, potencializando as oportunidades de inserção do profissional egresso, além de contribuir com os indicadores educacionais, administrativos, econômicos, sociais e culturais de Cianorte e região, no plano local, e mais amplamente, nos cenários estadual e nacional.

 

Coordenadora:

Profa. Emilia Maria Barbosa Carvalho Kempinski

FICHA TÉCNICA

Formação Bacharel
Modalidade Presencial
Turno Noturno
Regime seriado Semestral
Vagas anuais 100
Carga horária 4280h
Duração 5 anos
Cidade Cianorte | PR

DOCUMENTOS

INVESTIMENTO

Mensalidades:

de

R$ 1.662,72

*

R$ 1.330,18
20% DE DESCONTO**

*valor da parcela para pagamento parcelado

**desconto de pontualidade

Valores válidos para o primeiro e segundo semestres de 2024.

MATRIZ CURRICULAR

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Biologia Celular
Comunidade e Escola em Programa Interdisciplinar (CEPI-I)
Fisiologia Humana
Histologia e Embriologia
História da Fisioterapia
Práticas Extensionistas
Sociologia
Anatomia Humana
Bioquímica
Cinesiologia
Comunidade e Escola em Programa Interdisciplinar (CEPI-II)
Metodologia de Pesquisa
Cinesioterapia
Comunidade e Escola em Programa Interdisciplinar (CEPI-III)
Desenvolvimento Sustentável e Cidadania
Estágio Básico I – Fisioterapia Pediátrica
Farmacologia
Métodos de Avaliação Cinesio-funcional – MACF
Patologia
Práticas Extensionistas
Administração e Empreendedorismo
Comunidade e Escola em Programa Interdisciplinar (CEPI-IV)
Eletroterapia
Estágio Básico II – Fisioterapia Desportiva
Fisiologia do Exercício
Práticas Extensionistas
Psicologia em Saúde
Recursos Terapêuticos Manuais – RTM
Comunidade e Escola em Programa Interdisciplinar (CEPI-V)
Estágio Básico III – Fisioterapia Ortopédica
Hidroterapia
Saúde da Mulher
Saúde da Criança
Comunidade e Escola em Programa Interdisciplinar (CEPI-VI)
Estágio Básico IV – Fisioterapia Laboral
Fisioterapia Desportiva
Ortopedia e Traumatologia
Saúde Coletiva
Saúde do Trabalhador
Biomecânica Laboral e Ergonomia
Comunidade e Escola em Programa Interdisciplinar (CEPI-VII)
Estágio Básico V – Fisioterapia Clínica
Nutrição e Treinamento Desportivo
Saúde do Idoso
Saúde do Adulto Assistido
Base de Dados e Pesquisa Científica em Fisioterapia
Comunidade e Escola em Programa Interdisciplinar (CEPI-VIII)
Deontologia e Ética Profissional
Estágio Básico VI – Fisioterapia Neurológica
Fisioterapia em Cardiologia
Fisioterapia em Pneumologia
Optativa
Promoção da Saúde
Estágio Sup I – Reabilitação Intensiva e Preventiva
Estágio Sup. II – Reabilitação Neurofuncional
Trabalho de Conclusão de Curso
Estágio Sup. III Reabilitação Cinesiofuncional
Estágio Sup. IV Reabilitação em Clínica Integrada e Saúde da Mulher

PERFIL DO EGRESSO

O profissional formado pela UMFG deverá distinguir-se por apresentar conhecimento dos aspectos social, econômico, político e cultural no contexto da sociedade local e regional. A base plural de sua formação permitirá ao egresso apropriação dos conhecimentos e técnicas da profissão assim como a promoção do diálogo entre os saberes da Fisioterapia e áreas do conhecimento correlatas com plena capacidade de ampliação de seus conhecimentos em função de novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho. Desta forma, o egresso será capaz de possuir compreensão sobre as concepções e princípios científicos; comunicação adequada e eficaz; leitura abrangente e domínio das habilidades de compreensão, produção textuais e raciocínio; capacidade de interpretar dados; domínio da linguagem informatizada; pensamento crítico, capacidade de resolver problemas e de atuar em colaboração; adaptabilidade e flexibilidade para compreender novas demandas do mercado de trabalho e de práticas emergentes; autodisciplina e compromisso com sua formação contínua, mesmo após o final da graduação; conduta ética e capacidade para exercer posições de liderança e conviver na diversidade.

Considerando os objetivos do curso e o perfil do egresso almejado pela UMFG e, com base, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, o Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia da UMFG assegura a formação de profissionais com competências e habilidades para:

  1. Conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Fisioterapia e seus diferentes modos de intervenção;
  2. Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos, emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios;
  3. Manter controle sobre a eficácia dos recursos tecnológicos pertinentes à atuação do fisioterapeuta, garantindo qualidade e segurança;
  4. Desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde, seja no âmbito do SUS, ou da iniciativa privada;
  5. Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente, de forma a garantir a integralidade da assistência, além de contribuir para a manutenção da saúde e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade objetivando seu bem-estar e considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;
  6. Desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo;
  7. Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
  8. Ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.
  9. Ser profissional de vanguarda, participante e comprometido com a realidade, através da geração e adequação de tecnologias que promovam a prevenção, a melhoria e a manutenção da Saúde, a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar do homem, usufruindo da flexibilidade da matriz de formação do curso, de modo a atender às suas aptidões e interesses de atuação, não obstante ao perfil de formação generalista proposto.
  10. Realizar o gerenciamento dos recursos físicos, materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a ser empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde.
  11. Ter responsabilidade e compromisso com a sua educação continuada e o treinamento/ estágios das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/ profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
  12. Elaborar criticamente o diagnóstico cinético funcional e a intervenção fisioterapêutica, considerando o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas, éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do fisioterapeuta, sendo capaz de intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária;
  13. Manter a confidencialidade das informações, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
  14. Encaminhar o paciente, quando necessário, a outros profissionais relacionando e estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe de saúde;
  15. Comprometer-se com a formação contínua de modo a manter-se atualizado com as novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho, tecnologias e práticas emergentes.

MERCADO DE TRABALHO

O Fisioterapeuta, como profissional liberal, empreendedor de seu próprio negócio ou contratado por empresas de diversos setores poderá atuar na:

Fisioterapia Esportiva;

Fisioterapia em Acupuntura;

Fisioterapia do Trabalho;

Fisioterapia Neurofuncional;

Fisioterapia Aquática;

Fisioterapia Cardiovascular;

Fisioterapia Respiratória;

Fisioterapia Dermatofuncional;

Fisioterapia Oncológica;

Fisioterapia Gerontológica;

Ortopedia e Traumatologia;

Terapia Intensiva;

Investigação Científica; e.

Docência do ensino superior