fbpx

Ômega 3 puro não congela: MITO!

por: Facec / há 6 anos
Por Mário dos Anjos Neto Filho, Farmacêutico e Bioquímico, habilitado em Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas pela FCFRP-USP; Mestre e Doutor em Farmacologia pela FMRP-USP.

 

Alguns materiais que circulam na internet afirmam que “o ômega 3 puro, em cápsula de suplementos alimentares não congela”, como tentativa de ser esta uma aferição de qualidade.

Mas, infelizmente esta questão não é tão simplória assim; compreenda o porquê:

– Em primeiro lugar, é preciso dizer que todas as substâncias químicas (naturais ou artificiais) apresentam um ponto de fusão (temperatura em que uma substância passa do estado sólido para o líquido) e um ponto de ebulição (temperatura em que uma substância passa do estado líquido para o estado gasoso). No caso do ácidos graxo poliinsaturado, chamado de ômega 3 (Linolênico (9(Z),12(Z),15(Z)-octadecatrienóico, (w-3) 18:3n3), seu ponto de fusão é de -11ºC; Assim, se uma amostra de ômega 3 for submetido a uma temperatura menor do que – 11ºC, este óleo passará de sua forma líquida para a forma sólida, isto é, se apresentará congelado depois de certo tempo;

– Em segundo lugar, é preciso explicar que há uma diferença entre freezer e congelador domésticos: freezer e congelador possuem capacidades de refrigeração bem diferentes. Enquanto o congelador atinge uma temperatura média de -6ºC, o freezer é capaz de atingir temperaturas de -20°C. Então, se colocarmos uma cápsula de ômega 3 puro num congelador (a -6ºC), o produto permanecerá líquido; por outro lado, se colocarmos a mesma amostra pura no freezer (-20°C), o ômega 3 será congelado.

Mas, e o argumento de que o ômega 3 não deixa o salmão congelar-se nas gélidas águas dos polos? Alguns peixes que vivem em ambiente polar, tipicamente sobrevivem em mares nos quais a temperatura da água é abaixo de zero; normalmente a -1,9ºC (embora acima da camada de gelo a temperatura pode chegar a -65ºC). E, para não congelarem, a natureza os dotou de recursos biológicos diversos; um deles é possuir ácidos graxos poliinsaturados, como o ômega 3, que como vimos estará líquido até cerca de -11ºC para circular no sangue e ser processado no meio intracelular, ao invés de ácidos graxos saturados, como é o caso das gorduras, que podem ser sólidas aos 20ºC.

Adicionalmente, os peixes polares evitam o congelamento por meio de proteínas anticongelantes presentes em seus fluidos corporais. Existem vários tipos de anticongelantes biológicos na natureza. Estes podem ser encontrados em várias espécies de peixes, plantas, anfíbios e insetos e são agrupados em duas categorias distintas de substâncias: proteínas anticongelantes (AFP) e glicoproteínas anticongelantes (AFGP). Quando os primeiros cristais de gelo começam a se formar dentro do peixe, estas proteínas rapidamente se ligam a esses cristais, impedindo a adição de mais moléculas de água ao cristal de gelo em formação. Muitos artrópodes terrestres, incluindo aranhas e insetos, possuem proteínas anticongelantes potentes o suficiente para impedir a formação de cristais de gelo em temperaturas abaixo de –15ºC.

Então, se quiser saber mais sobre a qualidade do ômega 3 que você consome, é melhor pedir pelo laudo de pureza do produto ao seu fabricante ou distribuidor.

MAIS NOTÍCIAS

13 comentários em “Ômega 3 puro não congela: MITO!

  1. Na realidade,se você conseguir congelar à temperatura de -6º de uma geladeira comum(freezer) ele é falso sim,pois só deixa de ser mito se for congelado em temperaturas menores que -11º ! Leiam o texto !

  2. Eu comprei de duas marcas, na Naturalis e da FDC, coloquei ambas no freezer comum, de geladeira , da primeira deixei po três dias e não congelou e da segunda após uma hora já estava congelado. Tomei 30 cápsulas da naturalis, sendo uma duas vezes ao dia, senti mais disposição, mais memória, e algo bem interessante, senti menos calor que o habitual, sendo que aqui no nordeste ferve. Agora, vou tomar da FdC, afinal já comprei e paguei.

  3. Eu agradeço pelas explicação, eu tinha essa dúvida a respeito do Omega 3 ,pois me fizeram acreditar que o produto para ser bom não podia congelar, sem me explicar no grau de congelamento. Obrigado

  4. Agradeço pela explicação,mas ainda fiquei em dúvida, pois, usei da marca pro nutrion por dois anos ,e assim que soube fiz o teste ,ficou no congelador doméstico dois dias e não congelou .Porém, o fabricante da Pro nutrion parou com essa linha de suplementos ,assim comprei da marca Maxnutri ,ficando algumas horas e congelaram .

  5. Agradeço pela explicação,mas ainda fiquei em dúvida, pois, usei da marca pro nutrion por dois anos ,e assim que soube fiz o teste ,ficou no congelador doméstico dois dias e não congelou .Porém, o fabricante da Pro nutrion parou com essa linha de suplementos ,assim comprei da marca Maxnutri ,ficando algumas horas e congelou.

  6. pelo que entendi no texto acima explicado pelo professor Mario, o produto congelou nao por ser um produto falso e sim porque ele deve conter varias misturas pois o Omega 3 sem misturas nao deveria congelar a uma temperatura de geladeira que é de -6°C mas pode comgelar a uma temperatura de freezer que atinge -20°C , ou seja, o Omega 3 mais puro passa do estado liquido para o sólido em uma temperatura de ≅ -11°C.

  7. O consumidor não deveria ficar a mercê de testes que ele próprio tem que realizar. Isto é obrigação dos órgãos públicos fiscalizar e exigir dos fabricantes colocar nas embalagens todas as informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.