fbpx

SOBRE O CURSO

O Curso Superior de Tecnologia em Marketing, ofertado na modalidade a distância (EaD) foi formulado atendendo às recomendações do Ministério da Educação (Res. CNE/CP3, de 18/12/2002), contemplando os pressupostos éticos, teóricos humanísticos e técnicos para a formação profissional de alto nível, com capacidade crítica e reflexiva de suas ações e consciente de suas responsabilidades.

Objetivo Geral do Curso

Formar Tecnólogos em Marketing com conhecimento acerca dos aspectos científico, social, econômico, político e cultural no contexto global da sociedade atual, por meio de sólida formação humanista e instrumental, articulada por meio da interdisciplinaridade para o desenvolvimento de competências conceituais, procedimentais e atitudinais para gerenciar de forma eficiente e eficaz as atividades de marketing próprias desta área de atuação nas organizações, públicas e privadas, sem perder de vista a valorização da qualidade de vida, do cuidado com o meio ambiente, da saúde ocupacional e da responsabilidade social das organizações.

Os valores e políticas institucionais da UMFG norteiam o perfil do egresso esperado para o CST em Marketing – EaD para que, de modo robusto, a IES cumpra sua missão, visão, objetivos e metas junto à sociedade, formando profissionais e cidadãos conscientes de sua responsabilidade social e organizacional, alinhados com as demandas atuais desta área de formação, o que proporciona ao egresso capacidade de integração à realidade plural das organizações.

Perfil Profissional do Egresso

Espera-se que o tecnólogo em Marketing possua articulação com necessidades locais e regionais da área e considera a atualidade e relevância das habilidades e competências contempladas na visão global, local e regional do meio social, político, cultural e econômico, exercendo a profissão com ética e responsabilidade social, atuando de maneira efetiva e competente em seus respectivos campos do saber, contribuindo, assim, para a construção de uma sociedade onde o conhecimento não seja estanque, mas integrado (interdisciplinar), plural, articulado e constantemente renovado em função das novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho.

Considerando-se as características formativas e as premissas acima, o egresso do CST em Marketing – EaD proposto pela Faculdade UMFG estará apto a:

  1. Coordenar, supervisionar ou assessorar as equipes ou dirigentes de marketing;
  2. Gerenciar produtos de marketing, serviços e marcas;
  3. Planejar, executar e avaliar pesquisas e estratégias de mercado;
  4. Gerenciar aspectos econômico-financeiros relacionados ao marketing;
  5. Identificar e analisar os possíveis canais de comunicação para veiculação de produtos de marketing;
  6. Planejar estratégias de comunicação com os consumidores;
  7. Avaliar e emitir pareceres técnicos em sua área de formação;
  8. Desenvolver o ganho progressivo habilidades e competências conceituais, procedimentais e atitudinais que resultem na efetiva segurança de pessoas, processos, produtos nas organizações;
  9. Vivenciar a iniciação científica, para a identificação de situações-problema com a respectiva proposta de soluções por meio da produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área de Marketing, pautados pelo respeito à ética nas relações com as organizações e seus clientes;
  10. Exercer papel de efetiva liderança, aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou líderes nas equipes de trabalho;
  11. Aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática, e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica e profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

MERCADO DE TRABALHO

O Tecnólogo em Marketing poderá atender às principais demandas de formação e de necessidades das organizações públicas e privadas de forma a estar preparado para atuar em harmonia com a sociedade e o meio ambiente. Tendo em vista sua base formativa, os futuros profissionais estarão preparados para atuar junto às empresas com o impacto humano nas grandes mudanças que estão acontecendo nas diversas áreas, tendo como campos de atuação a indústria, o comércio e o setor de serviços, todos presentes de forma marcante.

O profissional dessa área tem espaço nas diversas áreas em função dos vários processos de transformações sociais e tecnológicas,

tendo como campos de atuação a indústria, o comércio e o setor de serviços, todos presentes de forma marcante na microrregião e mesorregião de Cianorte, atuando no Marketing Digital – Inbound Marketing (focado em estratégias digitais para atrair clientes), Social Media, Neuromarketing, mas também em Consultoria, Vendas e Publicidade, Marca/Branding, Endomarketing, Gestão de Sucesso do Cliente/Customer Success, Pesquisa de mercado, Eventos, etc. Além disso, o profissional em Marketing também poderá atuar em órgãos públicos, Institutos, Centros de Pesquisa e Instituições de Ensino.

 

CORPO DOCENTE

ANNA LUARA GUIETTI – Especialista
BEATRIZ NEGRELLI DA SILVA – Mestra
CARLA FERNANDA DE OLIVEIRA PAULO – Mestra
DANIELI PINTO – Mestra (Coordenadora)
FABRÍCIO RICARDO TOMAZ BERNARDELLI – Mestre
GUSTAVO MAURICIO CODOGNO – Especialista
KARINA CHICHANOSKI – Especialista
LARISSA MENEGUELLO POLLI – Mestra
NÁGILA GIOVANNA SILVA VILELA – Doutora
TAISA MARTINS JORDÃO – Mestra
WILLIAM ROBERTO PELISSARI – Mestre

INVESTIMENTO

Valor mensal para pagamento parcelado* R$237,37
Desconto pontualidade (20%) -R$47,47
Valor Líquido na pontualidade R$ 189,90
* cada semestre possui 6 parcelas de igual valor.

MATRIZ CURRICULAR

1º Semestre
Mercado Consumidor
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Marketing
Fundamentos de Marketing
Introdução à EaD
Gestão Estratégica de Pessoas e Formação Humanísti-ca
Marketing de Varejo
Gestão de Produto de Marketing
Empreendedorismo, Inovação e Criatividade
2º Semestre
Comunicação Integrada de Marketing
Gestão Estratégica de Marcas – Branding
Gestão de Vendas e Relacionamento com o cliente
Administração de Marketing
Publicidade, Propaganda
Análise e Retorno de Investimentos em Marketing
Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumi-dor
Direito Empresarial e do Consumidor
3º Semestre
Inteligência de Mercado
Marketing de Serviços
Negociação em Marketing
LGPD e Mercado Digital
Planejamento Estratégico de Marketing
Tópicos Contemporâneos em Marketing
Marketing Social
Auditoria de Sistema e Gestão Integrada
4º Semestre
Marketing e Sustentabilidade
Marketing Político
Administração de Vendas e Merchandising
Unidade Curricular Optativa*
Marketing aplicado ao E-Commerce
Marketing Digital e Mídias Sociais
Marketing em Pequenas e Medias Empresas
Projetos Integradores
Atividades complementares
DISCIPLINAS OPTATIVAS
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
Direitos Humanos e Cidadania
Redação Aplicada ao Marketing
História e Cultura Indígena Brasileira
História e Cultura Africana e Afrodescendente