SOBRE O CURSO
O Curso Superior de Tecnologia em Marketing, ofertado na modalidade a distância (EaD) foi formulado atendendo às recomendações do Ministério da Educação (Res. CNE/CP3, de 18/12/2002), contemplando os pressupostos éticos, teóricos humanísticos e técnicos para a formação profissional de alto nível, com capacidade crítica e reflexiva de suas ações e consciente de suas responsabilidades.
Objetivo Geral do Curso
Formar Tecnólogos em Marketing com conhecimento acerca dos aspectos científico, social, econômico, político e cultural no contexto global da sociedade atual, por meio de sólida formação humanista e instrumental, articulada por meio da interdisciplinaridade para o desenvolvimento de competências conceituais, procedimentais e atitudinais para gerenciar de forma eficiente e eficaz as atividades de marketing próprias desta área de atuação nas organizações, públicas e privadas, sem perder de vista a valorização da qualidade de vida, do cuidado com o meio ambiente, da saúde ocupacional e da responsabilidade social das organizações.
Os valores e políticas institucionais da UMFG norteiam o perfil do egresso esperado para o CST em Marketing – EaD para que, de modo robusto, a IES cumpra sua missão, visão, objetivos e metas junto à sociedade, formando profissionais e cidadãos conscientes de sua responsabilidade social e organizacional, alinhados com as demandas atuais desta área de formação, o que proporciona ao egresso capacidade de integração à realidade plural das organizações.
Perfil Profissional do Egresso
Espera-se que o tecnólogo em Marketing possua articulação com necessidades locais e regionais da área e considera a atualidade e relevância das habilidades e competências contempladas na visão global, local e regional do meio social, político, cultural e econômico, exercendo a profissão com ética e responsabilidade social, atuando de maneira efetiva e competente em seus respectivos campos do saber, contribuindo, assim, para a construção de uma sociedade onde o conhecimento não seja estanque, mas integrado (interdisciplinar), plural, articulado e constantemente renovado em função das novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho.
Considerando-se as características formativas e as premissas acima, o egresso do CST em Marketing – EaD proposto pela Faculdade UMFG estará apto a:
- Coordenar, supervisionar ou assessorar as equipes ou dirigentes de marketing;
- Gerenciar produtos de marketing, serviços e marcas;
- Planejar, executar e avaliar pesquisas e estratégias de mercado;
- Gerenciar aspectos econômico-financeiros relacionados ao marketing;
- Identificar e analisar os possíveis canais de comunicação para veiculação de produtos de marketing;
- Planejar estratégias de comunicação com os consumidores;
- Avaliar e emitir pareceres técnicos em sua área de formação;
- Desenvolver o ganho progressivo habilidades e competências conceituais, procedimentais e atitudinais que resultem na efetiva segurança de pessoas, processos, produtos nas organizações;
- Vivenciar a iniciação científica, para a identificação de situações-problema com a respectiva proposta de soluções por meio da produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área de Marketing, pautados pelo respeito à ética nas relações com as organizações e seus clientes;
- Exercer papel de efetiva liderança, aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou líderes nas equipes de trabalho;
- Aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática, e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica e profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
MERCADO DE TRABALHO
O Tecnólogo em Marketing poderá atender às principais demandas de formação e de necessidades das organizações públicas e privadas de forma a estar preparado para atuar em harmonia com a sociedade e o meio ambiente. Tendo em vista sua base formativa, os futuros profissionais estarão preparados para atuar junto às empresas com o impacto humano nas grandes mudanças que estão acontecendo nas diversas áreas, tendo como campos de atuação a indústria, o comércio e o setor de serviços, todos presentes de forma marcante.
O profissional dessa área tem espaço nas diversas áreas em função dos vários processos de transformações sociais e tecnológicas,
tendo como campos de atuação a indústria, o comércio e o setor de serviços, todos presentes de forma marcante na microrregião e mesorregião de Cianorte, atuando no Marketing Digital – Inbound Marketing (focado em estratégias digitais para atrair clientes), Social Media, Neuromarketing, mas também em Consultoria, Vendas e Publicidade, Marca/Branding, Endomarketing, Gestão de Sucesso do Cliente/Customer Success, Pesquisa de mercado, Eventos, etc. Além disso, o profissional em Marketing também poderá atuar em órgãos públicos, Institutos, Centros de Pesquisa e Instituições de Ensino.
CORPO DOCENTE
ANNA LUARA GUIETTI – Especialista
BEATRIZ NEGRELLI DA SILVA – Mestra
CARLA FERNANDA DE OLIVEIRA PAULO – Mestra
DANIELI PINTO – Mestra (Coordenadora)
FABRÍCIO RICARDO TOMAZ BERNARDELLI – Mestre
GUSTAVO MAURICIO CODOGNO – Especialista
KARINA CHICHANOSKI – Especialista
LARISSA MENEGUELLO POLLI – Mestra
NÁGILA GIOVANNA SILVA VILELA – Doutora
TAISA MARTINS JORDÃO – Mestra
WILLIAM ROBERTO PELISSARI – Mestre
INVESTIMENTO
Valor mensal para pagamento parcelado* | R$237,37 |
Desconto pontualidade (20%) | -R$47,47 |
Valor Líquido na pontualidade | R$ 189,90 |
* cada semestre possui 6 parcelas de igual valor. |
MATRIZ CURRICULAR
1º Semestre | |
Mercado Consumidor | |
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Marketing | |
Fundamentos de Marketing | |
Introdução à EaD | |
Gestão Estratégica de Pessoas e Formação Humanísti-ca | |
Marketing de Varejo | |
Gestão de Produto de Marketing | |
Empreendedorismo, Inovação e Criatividade | |
2º Semestre | |
Comunicação Integrada de Marketing | |
Gestão Estratégica de Marcas – Branding | |
Gestão de Vendas e Relacionamento com o cliente | |
Administração de Marketing | |
Publicidade, Propaganda | |
Análise e Retorno de Investimentos em Marketing | |
Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumi-dor | |
Direito Empresarial e do Consumidor | |
3º Semestre | |
Inteligência de Mercado | |
Marketing de Serviços | |
Negociação em Marketing | |
LGPD e Mercado Digital | |
Planejamento Estratégico de Marketing | |
Tópicos Contemporâneos em Marketing | |
Marketing Social | |
Auditoria de Sistema e Gestão Integrada | |
4º Semestre | |
Marketing e Sustentabilidade | |
Marketing Político | |
Administração de Vendas e Merchandising | |
Unidade Curricular Optativa* | |
Marketing aplicado ao E-Commerce | |
Marketing Digital e Mídias Sociais | |
Marketing em Pequenas e Medias Empresas | |
Projetos Integradores | |
Atividades complementares | |
DISCIPLINAS OPTATIVAS | |
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS | |
Direitos Humanos e Cidadania | |
Redação Aplicada ao Marketing | |
História e Cultura Indígena Brasileira | |
História e Cultura Africana e Afrodescendente |