fbpx

SOBRE O CURSO

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade, ofertado na modalidade a distância (EaD) foi formulado atendendo às recomendações do Ministério da Educação (Res. CNE/CP3, de 18/12/2002), contemplando os pressupostos éticos, teóricos humanísticos e técnicos para a formação profissional de alto nível, com capacidade crítica e reflexiva de suas ações e consciente de suas responsabilidades.

Objetivo Geral do Curso

Formar Tecnólogos em Gestão da Qualidade com habilidades voltadas para avaliação e compreensão dos processos, métodos e rotinas de uma organização, propiciando conhecimento acerca dos aspectos científico, social, econômico, político e cultural no contexto global da sociedade atual, por meio de sólida formação humanista e instrumental, articulada pela interdisciplinaridade para o desenvolvimento de competências conceituais, procedimentais e atitudinais para gerenciar de forma eficiente e eficaz “o fazer” próprio desta área de atuação nas organizações, sem perder de vista a qualidade de vida, o cuidado com o meio ambiente, a saúde ocupacional e a responsabilidade social das organizações.

Os valores e políticas institucionais da UMFG norteiam o perfil do egresso esperado para o CST em Gestão da Qualidade – EaD para que, de modo robusto, a IES cumpra sua missão, visão, objetivos e metas junto à sociedade, formando profissionais e cidadãos conscientes de sua responsabilidade social e organizacional, alinhados com as demandas atuais desta área de formação, o que proporciona ao egresso capacidade de integração à realidade plural das organizações.

Perfil Profissional do Egresso

Espera-se que o tecnólogo em Gestão da Qualidade possua visão global, local e regional do meio social, político, cultural e econômico, exercendo a profissão com ética e responsabilidade social, atuando de maneira efetiva e competente em seus respectivos campos do saber, contribuindo, assim, para a construção de uma sociedade onde o conhecimento não seja estanque, mas integrado (interdisciplinar), plural, articulado e constantemente renovado em função das novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho.

Considerando-se as características formativas e as premissas acima, o egresso do CST em Gestão da Qualidade – EaD estará apto a:

a) gerenciar e manter o fluxo de informação e comunicação na empresa, com condições para disseminar a cultura da qualidade e da produtividade, com planejamento, análise de informações quantitativas e qualitativas para a emissão de pareceres técnicos em sua área de formação;

b) elaborar, analisar e auditar a efetiva gestão da qualidade e produtividade com base em documentos e relatórios de qualidade, considerando normas de qualidade estabelecidas para cada seguimento;

c) adequar práticas e rotinas internas e externas de uma organização, com base no mapeamento de processos organizacionais segundo indicadores de qualidade e produtividade de forma a minimizar a produção fora de conformidade e a incidência de falhas e, assim, buscar as certificações cabíveis e alinhadas com a mais alta segurança e qualidade produtiva para pessoas, processos e produtos.

d) situar-se e embasar-se cientificamente para a tomada de decisão consciente e alinhada com a realidade sócio-político-econômica da região e do país, com reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para compreensão dos processos de produção, com respeito ao meio ambiente;

e) desenvolver o ganho progressivo de habilidades e competências conceituais, procedimentais e atitudinais que resultem na efetiva gestão da segurança e da qualidade de pessoas, processos, produtos nas organizações;

f) identificar situações-problema com a respectiva proposta de soluções por meio do embasamento técnico-científico da área de gestão e negócios, pautados pelo respeito à ética nas relações com as organizações e seus clientes e o meio ambiente;

g) exercer papel de efetiva liderança nas equipes de trabalho, respeitando-se as boas práticas de relacionamento e observando a manutenção da saúde laboral dos colaboradores;

h) apresentar uma visão empreendedora para identificar oportunidades em sua área de atuação;

i) aprender continuamente, tanto na sua formação quanto na sua prática, a ter responsabilidade e compromisso com a sua educação, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica e profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

 

MERCADO DE TRABALHO

Diante do dinamismo dos mercados, as organizações precisam fiscalizar e garantir a qualidade dos produtos produzidos ou dos serviços prestados a fim de se tornarem ou continuarem competitivas, sendo essa tarefa exercida pelo profissional da gestão da qualidade.

 O profissional dessa área tem espaço nos mais diversos segmentos do mercado, podendo trabalhar na indústria ou na prestação de serviços de qualquer organização, no âmbito público ou privado. Pode atuar como gerente da qualidade, supervisor dos processos da qualidade, auditor interno ou externo, na assistência ou no controle de processos. Tem como função apoiar e gerenciar os processos de certificação da qualidade, realizar ajustes nos processos produtivos e administrativos, assim como a avaliação e a implementação das ferramentas da qualidade e programas de melhoria contínua. Além disso, o profissional dessa área pode atuar também no planejamento, na realização de consultorias e treinamentos voltados para a área de atuação.

 

INVESTIMENTO

Valor mensal para pagamento parcelado* R$237,37
Desconto pontualidade (20%) -R$47,47
Valor Líquido na pontualidade R$ 189,90
* cada semestre possui 6 parcelas de igual valor.

MATRIZ CURRICULAR

1° SEMESTRE
Administração da Produção
Comunicação empresarial
Contabilidade
Custos da Qualidade
Organização Empresarial e Estratégias de Gestão
Prática Integrativa I
2° SEMESTRE
Auditoria da Qualidade
Empreendedorismo
Gerenciamento de Projeto
Gestão da Qualidade Aplicada
Gestão de Pessoas
Normas e Certificações da Qualidade
Prática Integrativa II
3° SEMESTRE
Ferramentas da Qualidade
Gerenciamento de Perigos e Riscos à Saúde
Governança e Compliance
Logística
Prática Integrativa III
Qualidade de Vida no Trabalho
4° SEMESTRE
Estatística
Gestão de Serviços
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Metrologia
Optativa
Planejamento e Execução da Melhoria Contínua
Prática Integrativa IV
Atividades complementares
DISCIPLINAS OPTATIVAS
Direitos Humanos e Cidadania
História e Cultura Indígena
História e Cultura Africana e Afrodescendente

ACESSO AO PORTAL DO ALUNO

PORTAL DO ALUNO