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SOBRE O CURSO

O Curso de Graduação em MODA da UMFG foi formulado para atender à evidente vocação regional e está reconhecido pela Portaria SERES/MEC 82 de 15 de março de 2024, publicada no DOU de 18/03/2024. Para tal, o processo de formação proporcionará ao estudante situações de aprendizagem estimulando a formação profissional de alto nível, com capacidade crítica e reflexiva de suas ações e consciente de suas responsabilidades.

Objetivos:

  • Atender as tendências, exigências e necessidades do mercado de trabalho local, regional e nacional;
  • Atuar com habilidades e competências para o desenvolvimento de produtos, intervindo de maneira sustentável e compromissada socialmente no mercado de moda, direcionando-os não somente como profissionais, mas também, como cidadãos conscientes, participativos e éticos;

Ao final do curso, o futuro profissional estará instrumentalizado com métodos, técnicas e recursos que possibilitem uma atuação condigna e competente nas suas funções de Criadores em Moda.

Para atingir os objetivos traçados, a UMFG adota a metodologia dialética onde, além da interdisciplinaridade, o docente articule três dimensões:

  • A mobilização do conhecimento;
  • A construção do conhecimento;
  • A elaboração e síntese desse conhecimento.

Por meio de diversos convênios, o Curso de Graduação em MODA da UMFG está apto para desenvolver atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, potencializando as oportunidades de inserção do aluno egresso, além de contribuir com os indicadores educacionais, administrativos, econômicos, sociais e culturais de Cianorte e região.

 

Coordenador:

Prof. Gustavo Maurício Codogno 

 

 

INVESTIMENTO

(Tabela válida para o ano letivo de 2024)

Valor da parcela para pagamento parcelado*: R$ 882,02
Desconto por Pontualidade (20%): -R$ 176,40
Valor Liquido até a data de vencimento: R$ 705,62
* cada semestre possui 6 parcelas de igual valor
Valores válidos para o primeiro e segundo semestres de 2024.

MATRIZ CURRICULAR

1° Período
Computação Gráfica Aplicada à Moda I
Desenho da Moda I
Desenvolvimento Profissional e Pessoal
História da Moda I
Moulage – Modelagem Tridimensional I
Processos Criativos
Processos Criativos Aplicado para Produtos Sustentáveis
Introdução ao Design
2° Período
Computação Gráfica Aplicada à Moda II
Desenho de Moda II
Desenvolvimento Sustentável e Cidadania
Design de Produto I - Desenvolvimento
Moulage – Modelagem Tridimensional II
História da Moda II
Laboratório de Eventos
3° Período
Desenho da Moda III
Design do Produto II
Design de Superfície I
Figurino
Fundamentos de Tecnologia Têxtil Aplicados à Produção Industrial
Modelagem Plana I
Projeto de Moda I
Tecnologia Têxtil I
4° Período
Comunicação Empresarial para Moda
Costura de Moda
Design de Superfície II
Ilustração Avançada
Modelagem Plana II
Projeto de Moda II
Sustentabilidade Aplicada à Moda
Tecnologia Têxtil II
5° Período
Marketing da Moda I
Modelagem Computadorizada
Projeto de Moda III
Tecnologia de Confecção
Visual Merchandising
6° Período
Administração da Produção - PCP
Ações de Marketing da Moda II
Design de Detalhes e Acessórios
Edição e Produção de Moda
Fotografia de Moda
Gestão Estratégica da Moda
Metodologia do trabalho Cientifico
7° Período
Comunicação em Moda
Eletiva I
Empreendedorismo I
Estágio I
Laboratório Experimental de Confecção do Vestuário I
Produção Gráfica Aplicada à Moda
Trabalho de Conclusão de Curso I
8° Período
Empreendedorismo II
Estágio II
Ilustração Digital Aplicada à Moda
Laboratório Experimental da Confecção do Vestuário II
Trabalho de Conclusão de Curso II
ELETIVAS
Gerenciamento da Produção do Vestuário
Laboratório de Costura Manual/ Bordado
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
Novos Cenários para a Moda (Questões Étnicas Raciais)

Perfil do Egresso

O Curso de Graduação em MODA da UMFG procura formar profissionais com capacidade de aliar os conhecimentos técnicos, científicos e criativos às exigências da indústria da moda a fim de transformar conhecimento em tendências e produtos inovadores.

Além disso, a formação do acadêmico procura integrar uma educação teórica com as práticas sociais, quer do ponto de vista técnico, ético e da responsabilidade social dos profissionais de Moda.

A essa preocupação soma-se uma outra, que é a de formar profissional capacitado para estabelecer relações mercadológicas, conhecimentos na área administrativa, gestão de produtos, modelagem e criação de produto de moda.

egresso em Moda da UMFG, deve revelar as seguintes competências e habilidades:

  • Capacidade criativa para propor soluções inovadoras, utilizando do domínio de técnicas e de processo de criação;
  • Capacidade para domínio de linguagem própria expressando conceitos e soluções em seus projetos, de acordo com as diversas técnicas de expressão e reprodução visual;
  • Capacidade de interagir com especialidades de outras áreas de modo a utilizar conhecimentos diversos e atuar em equipes interdisciplinares na elaboração e execução de pesquisas e projetos;
  • Conhecimento do setor produtivo de sua especialização, revelando sólida visão setorial, relacionado ao mercado, materiais, processos produtivos e tecnologias abrangendo mobiliário, confecção, calçados, joias, cerâmicas, embalagens e artefatos de qualquer natureza, traços culturais da sociedade, softwares e outras manifestações regionais;
  • Domínio de gerência de produção, incluindo qualidade, produtividade, arranjo físico de fábrica, estoques, custos e investimentos, além da administração de recursos humanos para a produção.

Finalmente, espera-se que o egresso em Moda da UMFG possua visão histórica e prospectiva, centrada nos aspectos socioeconômicos e culturais, revelando consciência das implicações econômicas, sociais, antropológicas, ambientais, estéticas e éticas de sua atividade.

Mercado de Trabalho

Considerada a mesorregião Noroeste Paranaense, formada por 61 municípios e uma população de cerca de 713 mil habitantes, o Município de Cianorte se caracteriza pela prestação de serviços aliada a um expressivo polo industrial com ênfase no setor têxtil, do vestuário e artefatos de tecido.

Destaca-se finalmente que Cianorte e região possuem crescente demanda de profissionais qualificados para o mercado de trabalho no setor da Moda, seja para as empresas existentes quanto para abertura de novos espaços e negócios na região. Assim, o Criador em Moda deve estar preparado para as melhores oportunidades do mercado da indústria da moda seja para criação de coleções de moda, realizar gestão de design ou para liderar equipes e projetos, além de planejar e desenvolver produtos dos diferentes setores da cadeia têxtil e da moda.

#EuFaçoUMFG

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