SOBRE O CURSO
O Curso de Graduação em MODA da UMFG foi formulado para atender à evidente vocação regional. Para tal, o processo de formação proporcionará ao estudante situações de aprendizagem estimulando a formação profissional de alto nível, com capacidade crítica e reflexiva de suas ações e consciente de suas responsabilidades.
Objetivos:
- Atender as tendências, exigências e necessidades do mercado de trabalho local, regional e nacional;
- Atuar com habilidades e competências para o desenvolvimento de produtos, intervindo de maneira sustentável e compromissada socialmente no mercado de moda, direcionando-os não somente como profissionais, mas também, como cidadãos conscientes, participativos e éticos;
Ao final do curso, o futuro profissional estará instrumentalizado com métodos, técnicas e recursos que possibilitem uma atuação condigna e competente nas suas funções de Criadores em Moda.
Para atingir os objetivos traçados, a UMFG adota a metodologia dialética onde, além da interdisciplinaridade, o docente articule três dimensões:
- A mobilização do conhecimento;
- A construção do conhecimento;
- A elaboração e síntese desse conhecimento.
Por meio de diversos convênios, o Curso de Graduação em MODA da UMFG está apto para desenvolver atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, potencializando as oportunidades de inserção do aluno egresso, além de contribuir com os indicadores educacionais, administrativos, econômicos, sociais e culturais de Cianorte e região.
Coordenadora:
INVESTIMENTO
(Tabela válida para o ano letivo de 2023)
Valor da parcela para pagamento parcelado*: R$ 833,83 | |
Desconto por Pontualidade (20%): -R$ 166,76 | |
Valor Liquido até a data de vencimento: R$ 667,06 | |
* cada semestre possui 6 parcelas de igual valor | |
Valores válidos para o primeiro e segundo semestres de 2023. |
MATRIZ CURRICULAR
1° Período | |
Computação Gráfica Aplicada à Moda I | |
Desenho da Moda I | |
Desenvolvimento Profissional e Pessoal | |
História da Moda I | |
Moulage – Modelagem Tridimensional I | |
Processos Criativos | |
Processos Criativos Aplicado para Produtos Sustentáveis | |
Introdução ao Design | |
2° Período | |
Computação Gráfica Aplicada à Moda II | |
Desenho de Moda II | |
Desenvolvimento Sustentável e Cidadania | |
Design de Produto I - Desenvolvimento | |
Moulage – Modelagem Tridimensional II | |
História da Moda II | |
Laboratório de Eventos | |
3° Período | |
Desenho da Moda III | |
Design do Produto II | |
Design de Superfície I | |
Figurino | |
Fundamentos de Tecnologia Têxtil Aplicados à Produção Industrial | |
Modelagem Plana I | |
Projeto de Moda I | |
Tecnologia Têxtil I | |
4° Período | |
Comunicação Empresarial para Moda | |
Costura de Moda | |
Design de Superfície II | |
Ilustração Avançada | |
Modelagem Plana II | |
Projeto de Moda II | |
Sustentabilidade Aplicada à Moda | |
Tecnologia Têxtil II | |
5° Período | |
Marketing da Moda I | |
Modelagem Computadorizada | |
Projeto de Moda III | |
Tecnologia de Confecção | |
Visual Merchandising | |
6° Período | |
Administração da Produção - PCP | |
Ações de Marketing da Moda II | |
Design de Detalhes e Acessórios | |
Edição e Produção de Moda | |
Fotografia de Moda | |
Gestão Estratégica da Moda | |
Metodologia do trabalho Cientifico | |
7° Período | |
Comunicação em Moda | |
Eletiva I | |
Empreendedorismo I | |
Estágio I | |
Laboratório Experimental de Confecção do Vestuário I | |
Produção Gráfica Aplicada à Moda | |
Trabalho de Conclusão de Curso I | |
8° Período | |
Empreendedorismo II | |
Estágio II | |
Ilustração Digital Aplicada à Moda | |
Laboratório Experimental da Confecção do Vestuário II | |
Trabalho de Conclusão de Curso II | |
ELETIVAS | |
Gerenciamento da Produção do Vestuário | |
Laboratório de Costura Manual/ Bordado | |
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS | |
Novos Cenários para a Moda (Questões Étnicas Raciais) |
Perfil do Egresso
O Curso de Graduação em MODA da UMFG procura formar profissionais com capacidade de aliar os conhecimentos técnicos, científicos e criativos às exigências da indústria da moda a fim de transformar conhecimento em tendências e produtos inovadores.
Além disso, a formação do acadêmico procura integrar uma educação teórica com as práticas sociais, quer do ponto de vista técnico, ético e da responsabilidade social dos profissionais de Moda.
A essa preocupação soma-se uma outra, que é a de formar profissional capacitado para estabelecer relações mercadológicas, conhecimentos na área administrativa, gestão de produtos, modelagem e criação de produto de moda.
O egresso em Moda da UMFG, deve revelar as seguintes competências e habilidades:
- Capacidade criativa para propor soluções inovadoras, utilizando do domínio de técnicas e de processo de criação;
- Capacidade para domínio de linguagem própria expressando conceitos e soluções em seus projetos, de acordo com as diversas técnicas de expressão e reprodução visual;
- Capacidade de interagir com especialidades de outras áreas de modo a utilizar conhecimentos diversos e atuar em equipes interdisciplinares na elaboração e execução de pesquisas e projetos;
- Conhecimento do setor produtivo de sua especialização, revelando sólida visão setorial, relacionado ao mercado, materiais, processos produtivos e tecnologias abrangendo mobiliário, confecção, calçados, joias, cerâmicas, embalagens e artefatos de qualquer natureza, traços culturais da sociedade, softwares e outras manifestações regionais;
- Domínio de gerência de produção, incluindo qualidade, produtividade, arranjo físico de fábrica, estoques, custos e investimentos, além da administração de recursos humanos para a produção.
Finalmente, espera-se que o egresso em Moda da UMFG possua visão histórica e prospectiva, centrada nos aspectos socioeconômicos e culturais, revelando consciência das implicações econômicas, sociais, antropológicas, ambientais, estéticas e éticas de sua atividade.
Mercado de Trabalho
Considerada a mesorregião Noroeste Paranaense, formada por 61 municípios e uma população de cerca de 713 mil habitantes, o Município de Cianorte se caracteriza pela prestação de serviços aliada a um expressivo polo industrial com ênfase no setor têxtil, do vestuário e artefatos de tecido.
Destaca-se finalmente que Cianorte e região possuem crescente demanda de profissionais qualificados para o mercado de trabalho no setor da Moda, seja para as empresas existentes quanto para abertura de novos espaços e negócios na região. Assim, o Criador em Moda deve estar preparado para as melhores oportunidades do mercado da indústria da moda seja para criação de coleções de moda, realizar gestão de design ou para liderar equipes e projetos, além de planejar e desenvolver produtos dos diferentes setores da cadeia têxtil e da moda.