REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO AGRONEGÓCIO

2023 | OLIVEIRA, AMÁLIA PATRÍCIA DE ; LIMA, RITA DE CÁSSIA ZANDONÁ DE ; RODRIGUES, TAISE FERNANDA

A gestão de pessoas fez com que as empresas começassem a ter uma visão estratégica de como alguns aspectos organizacionais afetam o comportamento de seus colaboradores, possibilitando gerir eles de uma forma mais humana. Sendo assim, o clima organizacional se tornou parâmetro importante para identificar os potenciais da organização e principalmente os problemas. Diante disso, este artigo tem por objetivo analisar o clima organizacional de uma empresa do agronegócio na cidade de Cianorte-PR. A pesquisa tem caráter quantitativo e descritivo. Os dados foram obtidos por meio da Escala de Clima Organizacional (ECO), elaborada por Siqueira (2008), constituída por 63 questões divididas em cinco fatores organizacionais e aplicada para 27 trabalhadores. Foi possível perceber que o clima organizacional, de forma geral, é positivo (com a média de 4,230), porém foram verificados contrastes ao analisar os fatores e as questões isoladamente....

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CAPITAL INTELECTUAL COMO VANTAGEM COMPETITIVA

2022 | OLIVEIRA, ELOISA MAROCHIO ; BIAGGI, PAULA FERNANDA LEONEL DA COSTA

O presente artigo tem o objetivo de analisar a produção científica sobre capital intelectual como vantagem competitiva nas organizações. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática que utilizou como base de dados para seleção de artigos os anais do SemeAd. Foram selecionados, analisados e discutidos sete artigos, a fim de contribuir para o entendimento da importância da temática para as organizações. Os principais resultados dessa pesquisa trazem contribuições para a literatura e para a prática organizacional no contexto do capital intelectual como ferramenta de gestão, com o intuito de gerar vantagem competitiva duradoura e sustentável, e melhorar o desempenho das organizações. ...

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O E-COMMERCE COMO UM ALIADO NAS VENDAS DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

2022 | TEMOTEO, GESER RODRIGO ; MIYASHIRO, LEONARDO HIDEAKI

O fluxo econômico por meio do e-commerce iniciou-se na metade da década de 1990. Desde o início destas atividades, as empresas que adotaram estes processos visavam vantagem competitiva, e com passar dos anos este meio de fluxo econômico vem sendo cada vez mais necessário. Isso porque com o avanço da tecnologia que agrega mais praticidade e aumento no fluxo de informações, as empresas estão buscando novas alternativas para alcançar mais clientes. Nesta perspectiva, atualmente são vendidos não apenas produtos, mas também serviços. Durante a pandemia do Covid-19, foi percebido um grande avanço no e-commerce devido às exigências sanitárias. Posto isto, o objetivo deste trabalho é analisar a importância das vendas on-line para micro e pequenas empresas da cidade de Cianorte – PR. A pesquisa é quantitativa e descritiva, e utilizou do questionário como técnica de coleta de dados. Foram entregues 35 questionários, presencialmente, em micro e pequenas empresas da cidade de Cianorte. Através dos dados obtidos, foi possível analisar que em 32,3% das empresas pesquisadas, o e-commerce possui uma representatividade de faturamento acima de 40%. Nesta pesquisa foi concluído que o e-commerce possui relevância para as empresas, no que tange à visibilidade de marca e oportunidade de faturamento. ...

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PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA

2022 | LEITE, HANALUISA DE OLIVEIRA ; GABARDO, YNGRID EDUARDA RODRIGUES

A Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) é uma aliada da área de gestão de pessoas para uma empresa. Assim, este estudo teve por objetivo analisar a produção científica brasileira sobre psicologia organizacional e do trabalho entre 2008 e 2021. Para isso, foram utilizados seis artigos disponíveis no Periódicos Capes, por meio da revisão sistemática da literatura. Os resultados foram divididos em três tópicos, sendo: a POT no ambiente de trabalho; característica do perfil profissional de POT e; Produção científica brasileira sobre POT. Ao final, são apresentadas as contribuições da pesquisa, suas limitações e sugestões para pesquisas futuras. ...

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POLÍTICAS E PRÁTICAS DE RH: IMPORTÂNCIA E BEM-ESTAR DOS COLABORADORES NA ORGANIZAÇÃO

2021 | RINALDO, GABRIELI ANDRESSA ; MOURA, LUCIMARA OLIVEIRA DOS SANTOS

Este artigo tem o objetivo de analisar a percepção dos trabalhadores a respeito das políticas e práticas de RH ofertadas por uma empresa de confecção. A pesquisa se justifica pela possibilidade de, através dos colaboradores, identificar problemas organizacionais, aprimorar suas políticas e contribuir para a qualidade de vida dos colaboradores. Foi realizado um estudo de abordagem quantitativa e descritiva. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário estruturado de Demo et al. (2012), que trata das políticas e práticas de RH. A população desta pesquisa inclui 110 funcionários. A amostra abrange 45 funcionários que responderam ao questionário. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Os resultados obtidos demonstraram que os funcionários da empresa se sentem indiferentes com as seguintes políticas e práticas: remuneração e recompensas; condições de trabalho; treinamento, desenvolvimento e educação; e envolvimento. Houve uma concordância com as políticas associadas à dimensão de recrutamento e seleção. Por último, os funcionários afirmaram que não há a percepção das políticas e práticas de avaliação de desempenho e competências....

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MÍDIAS DE MARKETING: ANÁLISE DE PROSPECÇÃO DE CLIENTES NA ÓTICA VISARA

2021 | BELLINE, CAETANO GUIMARÃES

Identificar os meios pelo qual os clientes são prospectados se faz necessário para compreensão do comportamento do consumidor diante das mídias nos dias atuais, auxiliando uma empresa varejista na elaboração de suas campanhas de marketing. O objetivo do trabalho é analisar a eficácia das principais mídias de marketing para a prospecção de clientes na Ótica Visara. As mídias analisadas foram: outdoor, folheto, carro de som, rádio, indicações de clientes e mídias digitais. Quanto à metodologia, a pesquisa é quantitativa, de natureza aplicada e descritiva. A coleta de dados foi elaborada através de formularios realizados com clientes da empresa. A análise dos dados foi preparada por meio de ferramentas gráficas que ilustram o desempenho das mídias da Ótica Visara. Os resultados deste estudo vão de encontro com a teoria de Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), que afirmam que o processo de compra dos consumidores está se tornando mais social do que nunca. Das 537 vendas realizadas no período da pesquisa, 54% são de clientes que já tiveram uma experiência com a empresa e de indicações dos clientes com seu ciclo social. A análise desses dados pode auxiliar as empresas varejistas na elaboração de suas campanhas de marketing, observando quais mídias se adequam mais a suas estratégias e orçamento...

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