2024 |
(Org.), Andreia Donadon Fernandes Neto
;
(Org.), Bruna Bernardi Maia Palharini
;
(Org.), Lara Merlo
;
(Org.), Maudi Shirlei Poli
A poesia tem um poder único, ela consegue transformar o simples em sublime, o cotidiano em extraordinário. Como bibliotecária, testemunho diariamente o impacto que as palavras podem ter sobre as pessoas, a forma como elas nos transporta para outros mundos e nos fazem sentir de maneira mais intensa cada momento.
Esta segunda edição de Encantando com Palavras é uma celebração desse poder. Aqui, cada poema é uma janela para a alma de seu autor, uma expressão de sentimentos, pensamentos e vivências que, de tão particulares, acabam por se tornar
sublimas. Neste livro, os versos se entrelaçam, formando um mosaico de emoções que convidam o leitor a refletir, se emocionar e, acima de tudo, se encantar.
Sinto uma profunda honra em introduzir esta coletânea. Que ela inspire e toque cada leitor, que cada palavra possa ser um portal para novos sentimentos, reflexões e, sobretudo, para o encanto que só a poesia pode proporcionar....
DOWNLOAD (1MB)
2024 |
LOCATELLI, ANA FLAVIA
A sigla ESG, que em português se refere as vertentes Ambiental, Social e de Governança, é um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. O objetivo desta pesquisa consiste em compreender como uma Instituição de Ensino Superior utiliza as práticas de ESG na criação de valor. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e descritiva, com coleta de dados por meio entrevistas, observações e análises documentais. Os dados foram analisados por meio de uma análise de conteúdo. Os principais resultados evidenciam que o uso de tais práticas traz benefícios financeiros e melhora a imagem da IES. A exemplo disso, têm as ações na vertente ambiental, que refletem no aspecto econômico, como a instalação de placas solares, reaproveitamento de água e diminuição de gastos relacionados a papel. Com isso, a intenção é que com a redução destes gastos a IES possa reduzir as mensalidades de cursos, oferecendo mais acessibilidade ao ensino. Conclui-se que ser ESG pode contribuir para criação de valor da organização ao longo do tempo, melhorando a imagem institucional, além de contribuir com a sustentabilidade financeira...
DOWNLOAD (0MB)
2024 |
SANTOS, JEREMIAS DA SILVA
;
DUBUC, LEONARDO CASTRO
Esta pesquisa objetiva analisar o nível de conhecimento em finanças pessoais de acadêmicos de uma IES privada do noroeste do Paraná, e com isso conhecer quais influências levam cada um desse discentes a tomar decisões com relação ao seu dinheiro e verificar qual a perspectiva deles em relação ao futuro financeiro. Além disso, buscou a contribuição dos cursos de Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Psicologia para o conhecimento em finanças pessoais, considerando que estes cursos possuem em seu currículo disciplinas voltadas a finanças e gestão financeira. Como base teórica utilizou-se a teoria de finanças comportamentais, que é parte da psicologia cognitiva e educação e planejamento financeiro. Para a pesquisa foram utilizados métodos quantitativos, com aplicação de estatística descritiva para coleta e análise dos dados, que foram obtidos mediante aplicação de um questionário estruturado. Obteve-se 112 respostas validas entre alunos dos cursos de Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Psicologia. Esses dados permitiram identificar o perfil de cada participante, nível de conhecimento em finanças pessoais, como controlam seus gastos, comportamentos com relação a aplicação de recursos, nível de endividamento e a perspectiva de cada um com relação ao seu futuro financeiro. Após análise dos dados obtidos, concluiu-se que os resultados encontrados entre os acadêmicos de Ciências Contábeis não diferem dos demais cursos....
DOWNLOAD (0MB)
2024 |
TACHINI, GABRIEL MEDEIROS
;
MOREIRA, LUCAS ALVES
;
CISCATI, WHYLBER SANTOS
O estudo tem como o objetivo compreender a cultura organizacional e a relação na utilização de práticas de gestão e desempenho financeiro em uma empresa familiar de Cianorte-PR. Para tanto, foi realizado um Estudo de Caso no Restaurante XYZ. Os instrumentos utilizados pra coleta de dados foram o Questionário OCAI e a entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciam que a cultura organizacional do restaurante é flexível e bastante familiar, onde os funcionários não são vistos somente como fonte de renda, mas sim um ponto-chave para o sucesso da organização, onde se desenvolve sustentavelmente parcerias e relacionamentos, onde os valores, culturas, conhecimentos e crenças são alinhados ao ambiente organizacional. A cultura predominante foi do tipo CLÃ, a qual enfatiza os valores familiares como o comprometimento com a qualidade, o trabalho em equipe e a satisfação do cliente, caracterizando pela visão partilhada quanto aos valores empregados pelos gestores, com traços de cultura inovativa hierárquica e racional. Conclui-se que através da compreensão da cultura "Clã" predominantemente, foi possível identificar como essa cultura promove um ambiente de confiança e cooperação, o que pode ser benéfico para a gestão financeira. A gestão financeira impacta a cultura e vice-versa, permitindo aos gestores tomar decisões mais informadas e estratégicas para promover uma cultura organizacional saudável e alcançar melhores resultados financeiros. O estudo contribuiu para ter uma a análise e reorganização das práticas utilizadas atualmente pelo restaurante na cultura organizacional, destacando a importância de valores como transparência, ética e responsabilidade financeira, bem como incentivos à colaboração e ao trabalho em equipe. ...
DOWNLOAD (0MB)
2024 |
GARCIA, RODRIGO AUGUSTO
;
PETERNELLA, VINICIUS
No mercado pet a satisfação dos consumidores é um aspecto fundamental para o sucesso das empresas que nele atuam. Os tutores de animais de estimação têm cada vez mais expectativas em relação aos produtos e serviços oferecidos, buscando o bem-estar, saúde e conforto do animal. Esta pesquisa, teve como objetivo identificar o nível de satisfação dos clientes em relação aos serviços prestados pelos Pet Shops localizados na cidade de Cianorte/PR. Para isso, foi realizado um estudo de abordagem quantitativa e descritiva. Os dados foram coletados pela estratégia de pesquisa survey. Observou-se que existem gargalos que precisam ser corrigidos, porém, de forma geral, os serviços e produtos fornecidos pelos pet shops estão satisfazendo os clientes que os utilizam. Portanto, para otimizar ainda mais a satisfação dos clientes, é de suma importância investir na coleta de feedback, a fim de identificar e compreender as áreas que necessitam de aprimoramento. Além disso, é essencial evoluir constantemente a comunicação com os clientes, buscando meios mais eficazes e personalizados de interação. Ao compreender as necessidades individuais dos clientes, torna-se possível oferecer melhorias e soluções assertivas, que atendam às suas demandas de forma eficiente garantindo a sua satisfação....
DOWNLOAD (1MB)